O CANDIDATO

Filme do dia, Slider

Quem acompanha a política pela imprensa sabe que, na maioria das vezes, os políticos não dão bons exemplos de comportamento. Mas, como tudo na vida, existem exceções. E o cinema costuma nos contar essas histórias. Já tivemos uma prova disso no excelente A Mulher Faz o Homem, dirigido em 1939, por Frank Capra. Há também casos de pessoas bem intencionadas que terminam por se envolver com pessoas não tão bem intencionadas assim. É o caso de O Candidato, que Michael Ritchie dirigiu em 1972. Com um roteiro original premiado com o Oscar e escrito por Jeremy Larner, a partir de sua experiência como redator de discursos políticos. Temos aqui o advogado Bill McKay (Robert Redford), que é convencido pelo Partido Democrata a concorrer ao cargo de senador pela Califórnia. Ele aceita o desafio com a condição de conduzir a campanha do seu jeito. Seu rival é Crocker Jarmon (Don Peter), senador já há 18 anos. A força de O Candidato não vem apenas do debate entre McKay e Jarmon. Vem também da própria campanha, que utiliza ações de publicidade para “vender” o jovem político e convencer o eleitorado de suas qualidades. Bill McKay é honesto e bem intencionado, porém, nem sempre isso é o bastante. Basta conferir outro bom exemplo parecido: A Grande Ilusão, dirigido em 1949 por Robert Rossen. Em tempo: a atriz Natalie Wood faz uma participação como ela mesma e Groucho Marx aparece pela última vez em um filme aqui.

O CANDIDATO (The Candidate – EUA 1972). Direção: Michael Ritchie. Elenco: Robert Redford, Peter Boyle, Don Porter, Melvyn Douglas, Allen Garfield, Karen Carlson, Michael Lerner e Kenneth Tobey. Duração: 110 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 22 de junho de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software