AS AVENTURAS DE TOM JONES

Filme do dia, Slider

Tony Richardson já tinha dez anos como cineasta e vinha de uma bem-sucedida carreira na televisão britânica. No cinema, já havia dirigido cinco longas e dois deles, Um Gosto de Mel e A Solidão de Uma Corrida Sem Fim, tornaram seu nome conhecido. Mas nada comparado ao sucesso e aos prêmios ganhos com  As Aventuras de Tom Jones, de 1963, seu sexto longa-metragem. O roteiro de John Osborne é uma adaptação do romance de Henry Fielding e se passa na Inglaterra do século XVIII. Tom Jones é um menino do interior que tem a vida alterada quando é adotado por um aristocrata. Adulto, Tom Jones é um típico bon vivant, sempre envolvido com mulheres nas mais diferentes festas. O que chama a atenção neste filme é a maneira como o diretor conduz sua narrativa. Com certeza influenciado pela recém-nascida Nouvelle Vague francesa, Richardson imprime uma narrativa bem distinta daquela que costumamos ver em filmes de época. Essa “ousadia” na condução da história fez muito sucesso quando de seu lançamento. Inclusive rendeu dez indicações ao Oscar, das quais levou quatro estatuetas importantes: filme, diretor, roteiro adaptado e trilha sonora. Apesar de um pouco datado, As Aventuras de Tom Jones ainda diverte e tem  Albert Finney em grande e carismática forma.

AS AVENTURAS DE TOM JONES (Tom Jones – Inglaterra 1963). Direção: Tony Richardson. Elenco: Albert Finney, Susannah York, Hugh Griffith, Joan Greenwood, Diane Cilento, Lynn Redgrave, David Warner, Joyce Redman e Julian Glover. Duração: 128 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 22 de abril de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software