COMER BEBER VIVER

Filme do dia, Slider

A carreira do cineasta taiwanês Ang Lee vinha num crescendo. Depois da boa estreia, em 1992, com A Arte de Viver, seguida do ótimo Banquete de Casamento, ele agora chega ao terceiro filme com este tocante Comer Beber Viver. Escrito pelo próprio Lee, junto com James Schamus e Hui-Ling Wang, a história gira em torno do Sr. Chu (Sihung Lung, que trabalhou nos outros dois filmes do diretor). Ele é considerado o maior cozinheiro do país. Porém, vem enfrentando alguns problemas. Viúvo há algum tempo, Chu precisa lidar com a rotina das três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), Jia-Chien (Chien-Lien Wu) e Jia-Ning (Yu-Wen Wang). A primeira é professora e o trata com extrema devoção. A segunda, ao contrário, é uma ambiciosa executiva e não o suporta. A terceira, apesar de romântica, parece não acertar uma. O único momento de harmonia familiar é o jantar de domingo. Ang Lee trabalhou em um restaurante chinês quando morou nos Estados Unidos, antes de estudar Cinema. É desse período que veio a inspiração para este filme. Comer Beber Viver trafega por uma linha tênue de relações humanas. A cozinha, aqui, funciona quase como terapia. É lá que a vida encontra equilíbrio. Como uma receita que precisa conter os ingredientes certos. O Sr. Chu avalia as decisões que tomou e celebra o que conquistou e o que o futuro lhe reserva ao misturar os temperos para preparar seus pratos. Ang Lee ganhou uma segunda indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro com esta belíssima e apetitosa obra. Em tempo: a Obras-Primas do Cinema lançou um box especial, cheio de material extra, contendo estes três filmes iniciais do cineasta. Simplesmente imperdível.

COMER BEBER VIVER (Yin Shi Nan Nu – Taiwan/EUA 1994). Direção: Ang Lee. Elenco: Sihung Lung, Chien-Lein Wu, Yu-Wen Wang, Kuei-Mei Yang, Sylvia Chang e Winston Chao. Duração: 124 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de março de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software