AS TORRES GÊMEAS

Filme do dia, Slider

O cineasta Oliver Stone sempre teve sua carreira marcada pela polêmica, seja como roteirista (O Expresso da Meia-Noite, Scarface e O Ano do Dragão), seja como diretor (Platoon, Nascido em 04 de Julho, JFK, Assassinos por Natureza e Alexandre). Porém, em As Torres Gêmeas, Stone resolveu deixar as polêmicas de lado e dirigiu um filme que tem como foco único o drama humano vivido por dois policiais de Nova York e seus familiares no fatídico 11 de setembro de 2001. John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Peña) faziam parte de uma equipe da Polícia Portuária da cidade que se dirigiu para o World Trade Center com a missão de salvar vidas e acabou soterrada nos escombros das duas torres. Boa parte da crítica mundial se decepcionou com a abordagem de Stone para o acontecimento. Esperavam que ele tratasse o assunto de outra maneira, ou melhor, à la Oliver Stone. O cineasta, porém, surpreendeu à todos e fez um drama sensível, que valoriza o humano e que, em essência, é otimista ao mostrar a união das pessoas em torno de um problema maior. Os dois atores principais, Cage e Peña, que passam mais de dois terços do filme soterrados e apenas com suas cabeças à mostra, conseguem transmitir toda a carga dramática necessária para nos envolver com a história. O elenco de apoio, principalmente as atrizes que interpretam as esposas: Maria Bello (a de McLoughlin) e Maggie Gyllenhall (a de Jimeno), reforçam com suas interpretações precisas, que nunca caem na pieguice. Muitos críticos reclamaram por Stone não ter usado imagens do choque dos aviões nas duas torres. Seria completamente desnecessário, uma vez que essas imagens foram repetidas exaustivamente pelas emissoras de televisão. Ele ilustrou os ataques de maneira poética em três seqüências, ao mostrar: a sombra de um dos aviões na parede de um prédio, o tremor da água no bebedouro e a chuva de papéis. Caso ele tivesse mantido seu estilo original e polêmico, o filme perderia muito da humanidade que ele carrega e provavelmente, a crítica iria falar mal do mesmo jeito. Prefiro pensar que ele optou por reinventar sua carreira e seu estilo. E isso é sempre bom.

AS TORRES GÊMEAS (World Trade Center – EUA 2006). Direção: Oliver Stone. Elenco: Nicolas Cage, Michael Peña, Maggie Gyllenhall, Maria Bello, Connor Paolo, Jay Hernandez, Donna Murphy e Brad William Henke. Duração: 130 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 9 de janeiro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software