A DAMA DE PRETO

Filme do dia, Slider

A Versátil, em parceria com a Livraria Cultura, lançou a caixa Jornalismo no Cinema, reunindo quatro importantes filmes sobre o tema. Um deles é este A Dama de Preto, escrito, produzido e dirigido em 1952, por Samuel Fuller. Muito do que é relatado aqui vem da experiência do próprio Fuller como jornalista. Ele iniciou sua carreira muito novo trabalhando em um jornal e aos 17 anos se tornou o mais jovem repórter a assumir uma chefia na redação. Tudo se passa no final do século XIX. Phineas Mitchell (Gene Evans) trabalha no jornal The Star e por divergências com a chefia, é demitido e resolve montar seu próprio periódico, o The Globe, e com isso, desperta a ira de Charity Hackett (Mary Welch), sua antiga patroa. Fuller faz uma bela homenagem não apenas aos seus tempos de repórter, mas, também, ao jornalismo como um todo. Em A Dama de Preto, Mitchell diz a certa altura que “a imprensa é boa ou má de acordo com o caráter de quem a dirige”. Isso resume bem a visão de mundo e de um jornal de seu roteirista-produtor-diretor.

A DAMA DE PRETO (Park Row – EUA 1952). Direção: Samuel Fuller. Elenco: Gene Evans, Mary Welch, Bela Kovacs, Herbert Heyes, Tina Pine, George O’Hanlon, J.M. Kerrigan e Forrest Taylor. Duração: 83 minutos. Distribuição: Versátil/Livraria Cultura.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 24 de janeiro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software