AGENDA SECRETA

Filme do dia, Slider

Seguindo a tradição dos clássicos filmes políticos do grego Costa-Gavras, Agenda Secreta, dirigido pelo britânico Ken Loach, mistura uma narrativa documental com elementos do policial. O  roteiro de Jim Allen se inspira em fatos e tomou como base a prisão do Oficial do Exército Britânico na Irlanda do Norte Colin Wallace, acusado de sabotagem contra o governo na primeira metade dos anos 1970 e deixa claro que não é fácil viver na Irlanda do Norte. Como diz Ingrid (Frances McDormand), logo no início do filme: “Belfast parece o Chile de Pinochet”. No decorrer da trama, ela descobre que fez uma infeliz comparação. A situação dos irlandeses é bem pior. A Hemdale, produtora do filme, sofreu diversas pressões quando anunciou que iria realizar uma obra cinematográfica baseada no escândalo que envolvia operações criminosas do MI-5. A ação se passa em Belfast, onde o casal Paul (Brad Dourif) e Ingrid coleta depoimentos de tortura e abuso de poder do exército britânico contra irlandeses comuns, acusados de pertencerem ao IRA (sigla em inglês para Exército Revolucionário Irlandês). Até que ponto um governo pode interferir na vida de cidadãos que trabalham e pagam seus impostos?  Agenda Secreta, apesar de tratar de um tema um pouco distante de nosso cotidiano, prende a atenção do espectador e surpreende pela agilidade com que a história é contada. Loach tem pleno domínio da linguagem cinematográfica e faz bom uso de sua experiência anterior como documentarista nesta verdadeira aula de cinema, política e resistência.

AGENDA SECRETA (Hidden Agenda – Inglaterra 1990). Direção: Ken Loach. Elenco: Frances McDormand, Brian Cox, Brad Dourif, Mai Zetterling, John Benfield, Desmond McAleer, Jim Norton e Maurice Roeves. Duração: 108 minutos. Distribuição: Paris Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de outubro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software