UM ESTADO DE LIBERDADE

Filme do dia, Netflix, Slider, Streaming

340.Estado de Liberdade

Hoje, quando se fala sobre os partidos Democrata e Republicano dos Estados Unidos, a maioria tende a defender o primeiro e demonizar o segundo. Na segunda metade do século XIX a bandeira ideológica deles era bem diferente da atual. Isso fica claro em filmes como Lincoln, realizado por Steven Spielberg em 2012, e este Um Estado de Liberdade, dirigido por Gary Ross, em 2016. O roteiro, do próprio diretor junto com Leonard Hartman, se inspira na vida real de Newton Knight (Matthew McConaughey), um fazendeiro do Mississipi. Entre os anos de 1862 e 1976, ele desertou do exército, formou um grupo que se rebela contra os confederados, criou um estado livre (que dá o título original do filme), defendeu os direitos dos negros e viu surgir a Ku Klux Klan. Parece muita coisa para uma pessoa só e, consequentemente, para um filme só. E realmente é. O resgate histórico que Ross faz aqui é importante. No entanto, há momentos em que a história perde um pouco o rumo, o foco. São muitas questões em jogo e isso torna complicado abarcar tudo. O que não tira o mérito de Um Estado de Liberdade. Um filme que assume riscos e, justamente por isso, comete alguns tropeços em sua narrativa.

UM ESTADO DE LIBERDADE (The Free State of Jones – EUA 2016). Direção: Gary Ross. Elenco: Matthew McConaughey, Gugu Mbatha-Raw, Mahershala Ali, Keri Russell, Christopher Berry, Sean Bridgers e Thomas Francis Murphy. Duração: 139 minutos. Distribuição: Paris Filmes/Netflix.

Last modified: 6 de outubro de 2017

Uma Resposta para “UM ESTADO DE LIBERDADE”

  1. Ana disse:

    É uma boa opção para uma tarde de filmes. Um Estado de Liberdade é um bom filme, Matthew McConaughey esta impecável no filme Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Seguramente o êxito de ator Matthew McConaughey deve-se a auas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. A fotografia é impecável, ao igual que a edição. Sem dúvida voltaria a ver este filme!

Deixe uma resposta