O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Filme do dia, Slider

O período da ditadura militar no Brasil vem rendendo livros, séries de televisão, trabalhos acadêmicos e, claro, filmes. Dentre as muitas histórias dessa época, uma das mais emblemáticas envolve o sequestro do embaixador americano no Brasil, tema do livro O Que é Isso, Companheiro?, de Fernando Gabeira, que fez do MR-8, Movimento Revolucionário 08 de Outubro, responsável pela ação. Sucesso nas livrarias, a obra de Gabeira foi adaptada pelo roteirista Leopoldo Serran e virou filme sob a direção de Bruno Barreto. Tudo se passa no final da década de 1960. Fernando (Pedro Cardoso) faz parte do MR-8 e sugere um plano audacioso: sequestrar o embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin) e negociar com o governo a liberdade de presos políticos. Bruno Barreto é um diretor familiarizado com a narrativa cinematográfica, mas, aqui, ele comete erros bobos de escalação de elenco ao entregar os papéis principais a três atores, Pedro Cardoso, Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães, que estavam mais identificados com a comédia. Demora um pouco, mas isso termina funcionando depois de algum tempo. O que “mata” mesmo o filme é ter o cantor Lulu Santos no papel de um sargento da polícia. Tropeços à parte, O Que é Isso, Companheiro? é dinâmico, tenso e resgata um acontecimento marcante de nossa história. De quebra, tem uma bela trilha sonora composta por Stewart Copeland, ex-baterista do Police.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (Brasil 1997). Direção: Bruno Barreto. Elenco: Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Claudia Abreu, Fisher Stevens e Alan Arkin. Duração: 110 minutos. Distribuição: Columbia.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 23 de agosto de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software