PONETTE

Filme do dia, Slider

O francês Jacques Doillon iniciou sua carreira no final dos anos 1960 dirigindo documentários. A partir da metade da década seguinte passou também a dirigir longas de ficção, tanto para cinema como para televisão. De todas as mais de 40 obras que realizou, a mais destacada é Ponette, drama que ele escreveu e dirigiu em 1996. Premiado na Mostra Internacional de São Paulo no ano de seu lançamento, o filme conta a história da pequena Ponette (Victoire Thivisol), de apenas quatro anos. Ela perdeu a mãe (Marie Trintignant) e é levada pelo pai (Xavier Beauvois) para ficar um tempo na casa de sua tia (Claire Nebout). Na verdade, a menina ficou sozinha e precisa lidar com ausência dos pais. A partir daí, ela acredita que sua mãe não se foi e passa a tentar, de todas as formas, reencontrá-la. Talvez por conta da experiência de Doillon e pelo fato de ter um grupo de crianças no elenco, Ponette passa, em alguns momentos a sensação de estarmos vendo um documentário. A genuína espontaneidade de Thivisol é comovente, bem como a naturalidade dos diálogos travados entre atores mirins e os questionamentos feitos aos adultos. E olha que muitas questões nos são apresentadas sem que o filme fique chato ou caia no didatismo.

PONETTE (Ponette – França 1996). Direção: Jacques Doillon. Elenco: Victoire Thivisol, Delphine Schiltz, Matiaz Bureau Caton, Marie Trintignant, Léopoldine Serre, Xavier Beauvois e Claire Nebout. Duração: 97 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 16 de julho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software