NÓ NA GARGANTA

Filme do dia, Slider

O cineasta irlandês Neil Jordan é dono de uma filmografia bastante singular. Já em seus primeiros trabalhos, a partir de 1982, ele chamou a atenção de todos em festivais e não demorou para que fosse convidado a dirigir um filme em Hollywood. Isso aconteceu em 1989, com Não Somos Anjos. Não foi o que ele, muito menos os produtores, esperavam. De volta à Irlanda, Jordan faz Traídos Pelo Desejo, em 1992, e, mais uma vez chama a atenção de todos. Claro que os estúdios americanos não iriam perder tempo em chamá-lo outra vez. Desta feita, ele dirige Entrevista Com o Vampiro, um grande sucesso, e logo depois, Michael Collins. Jordan poderia ter se acomodado e ficado em Hollywood, mas, não foi isso que ele fez. Novamente em sua terra natal, ele dirige, em 1997, um de seus filmes mais perturbadores: Nó na Garganta. Baseado no livro de Pat McCabe, que escreveu o roteiro junto com o próprio diretor, o filme conta uma história que se passa nos anos 1960, no interior da Irlanda. O jovem Francie (Eammon Owens), de apenas 12 anos, não tem uma vida fácil em casa. Filho de um pai alcoólatra (Stephen Rea) e uma mãe doente (Fiona Shaw), o garoto, de comportamento hiperativo, gradativamente vai se transformando diante de nós. Jordan prepara tudo com maestria. Somos apresentados ao ambiente em que Francie vive com riqueza de detalhes. E aquilo que de início parecia nos levar para mais uma história de superação, tão típica do cinema hollywoodiano, se revela algo muito mais profundo, insano e provocador. Nó na Garganta é um título bem adequado. É essa a sensação que ele nos deixa quando acaba.

NÓ NA GARGANTA (The Butcher Boy – Irlanda 1997). Direção: Neil Jordan. Elenco: Eamonn Owens, Sean McGinley, Peter Gowen, Alan Boye, Andrew Fullerton, Fiona Shaw e Stephen Rea. Duração: 110 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 1 de julho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software