QUATRO CONFISSÕES

Filme do dia, Slider

Há muitas semelhanças entre histórias de samurais e de caubóis. Tanto que, ao se transportar o ambiente de uma para a outra, elas continuam funcionando perfeitamente. Em 1954, no Japão, o cineasta Akira Kurosawa realizou Os Sete Samurais que, seis anos depois foi adaptado para o Velho Oeste americano e virou Sete Homens e Um Destino. Outro exemplo é Yojimbo: O Guarda-Costas, também de Kurosawa, que Sérgio Leone transformou em Por Um Punhado de Dólares, três anos depois. E, para continuar em Kurosawa, a obra-prima que o projetou mundialmente, Rashomon, em 1950, teve sua versão faroeste feita em 1964 por Martin Ritt, com o nome de Quatro Confissões. O curioso nesse caso é que primeiro houve uma adaptação do filme japonês para o teatro. O casal de dramaturgos Michael e Fay Kanin escreveu a peça, que por sua vez se inspirou no filme de Kurosawa, escrito pelo diretor a partir de histórias criadas por Ryunosuke Akutagawa. O roteiro final da obra de Ritt é de Michael Kanin. Aqui, acompanhamos três personagens: um trapaceiro (Edward G. Robinson), um padre (William Shatner, um pouco antes de assumir o comando da Enterprise, na série Jornadas nas Estrelas) e um minerador (Howard da Silva), que estão em uma estação esperando o trem. Eles conversam sobre um suposto crime cometido por Juan Carrasco (Paul Newman), que teria estuprado uma mulher (Claire Bloom) na frente do próprio marido (Laurence Harvey), que depois foi assassinado. Cada um tem um versão diferente para o crime. Fica a pergunta: qual seria a verdadeira? Rashomon já “brincava” com isso e Quatro Confissões segue o mesmo caminho. Ritt, habilidoso como sempre, nos conta uma história pungente e que funciona independentemente do filme original. Mais uma prova de que não há problema algum em transferir uma excelente trama de um ambiente para outro. Não tem erro quando as partes envolvidas são talentosas.

QUATRO CONFISSÕES (The Outrage – EUA 1964). Direção: Martin Ritt. Elenco: Paul Newman, Laurence Harvey, Claire Bloom, Edward G. Robinson, William Shatner, Howard da Silva e Albert Salmi. Duração: 96 minutos. Distribuição: Ocean Pictures.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de junho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software