GUNGA DIN

Filme do dia, Slider

O ano de 1939 foi marcante para Hollywood. E, consequentemente, para a história do cinema mundial. Naquele ano foram lançados filmes que até hoje fazem parte de nosso imaginário coletivo, como por exemplo: E o Vento Levou, A Mulher Faz o Homem, No Tempo das Diligências, O Mágico de Oz, Paraíso Infernal, A Mocidade de Lincoln, Ninotchka e Gunga Din. Este último pode ser considerado uma das inspirações de Steven Spielberg quando aceitou dirigir Os Caçadores da Arca Perdida. Dirigido por George Stevens, que assumiu a direção no lugar de Howard Hawks, o filme tem roteiro de Joel Sayre e Fred Guiol, com base em uma história de Ben Hecht e Charles MacArthur, que por sua vez se inspiraram em um poema de Rudyard Kipling, o criador de Mogli. A ação se passa na Índia do século XIX, onde três militares, Cutter (Cary Grant), MacChesney (Victor McLaglen) e Ballantine (Douglas Fairbanks Jr.), oficiais do Exército Britânico, enfrentam um grupo de fanáticos religiosos adoradores da deusa Kali (lembrou de Indiana Jones e o Templo da Perdição?). No meio do grupo encontramos a pequena figura da personagem título (Sam Jaffe), um carregador de água, ou “bhisti”, como é chamado no idioma local. Ele sonha torna-se um soldado e, por conta disso, é “zoado” por todos. Gunga Din é, em sua essência, uma grande aventura, daquelas que Hollywood, quando quer, sabe fazer muito bem. Direção inspirada, roteiro preciso e elenco perfeito. Além disso, há momentos inesquecíveis como a cena da ponte com o elefante e os atos de bravura de bhisti. Stevens, que tinha muita experiência na direção de comédias, muitas delas da dupla O Gordo e o Magro, injeta humor na medida certa e faz deste filme um divisor de águas no gênero. Esta mesma história foi refilmada em 1962, por John Sturges, com o título de Os Três Sargentos, tendo Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. nos papéis principais.

GUNGA DIN (Gunga Din – EUA 1939). Direção: George Stevens. Elenco: Gary Grant, Victor McLaglen, Douglas Fairbanks Jr., Joan Fontaine, Sam Jaffe, Eduardo Ciannelli, Montagu Love e Abner Biberman. Duração: 117 minutos. Distribuição: Silver Screen.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 10 de junho de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software