EU NÃO SOU SEU NEGRO

Filme do dia, Slider

Quando se fala da luta pela igualdade racial nos Estados Unidos, a maioria das pessoas lembra automaticamente de nomes como Medgar Evers, Martin Luther King ou Malcolm X. Há, porém, um outro nome, tão importante quanto e que além de ter sido amigos dos três citados, teve uma vida dedicada a essa mesma luta. Estou falando de James Baldwin, que em 1979 começou a escrever um livro chamado Remember This House, algo como “lembre-se desta casa”. Ele não conseguiu concluir o trabalho que tinha como foco o assassinato de ativistas da causa, pois veio a falecer oito anos depois. O diretor Raoul Peck teve acesso ao manuscrito inacabado e levou adiante o projeto de Baldwin no impactante documentário Eu Não Sou Seu Negro. Narrado pelo ator Samuel L. Jackson e utilizando farto material de arquivo, Peck nos apresenta um rico painel da história do preconceito racial na América. Incômodo e urgente, há em Eu Não Sou Seu Negro as qualidades marcantes de um grande documentário: o filme nos envolve pela força e relevância de seu tema e nos emociona pela coragem e franqueza de sua abordagem.

EU NÃO SOU SEU NEGRO (I Am Not Your Negro – EUA 2016). Direção: Raoul Peck. Documentário. Duração: 96 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de junho de 2017

Uma resposta para “EU NÃO SOU SEU NEGRO”

  1. Filme de Mestre com o MESTRE James Baldwin à frente nas reflexões mais acertadas sobre nossa sociedade. Absolutamente necessário – para todas as idades, para todos os países. Tenho dito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software