PAIXÃO DOS FORTES

Filme do dia, Slider

O tiroteio de O.K. Corral talvez seja o mais famoso de todos os tiroteios do Velho Oeste americano. Idealizado e imortalizado em inúmeros filmes, o duelo travado entre os Earp e os Clanton aconteceu no meio de uma tarde de outubro de 1881, na cidade de Tombstone, no Arizona. Dentre as muitas versões para TV e cinema feitas a partir desse fato, a melhor de todas, disparado, é Paixão dos Fortes, dirigida em 1946 pelo mestre John Ford, que conheceu pessoalmente o verdadeiro Wyatt Earp (aqui vivido pelo ator Henry Fonda), que, seguramente, deve ter-lhe revelado detalhes do tiroteio. Ford, como deixou bem claro no final de O Homem Que Matou o Facínora, sempre foi mais fascinado pela “lenda”, ao invés da “história”. E esse princípio é visível em Paixão dos Fortes. Ao lado de Earp, o inseparável amigo Doc Holliday (Victor Mature) que, junto com os demais irmãos da família de Wyatt, busca vingança e a restauração da ordem na região. Este filme marcou a volta de Ford ao gênero que o consagrou após um hiato de sete anos. Como eu já disse, existem muitas versões deste duelo, mas, caso você tenha que escolher apenas uma ou, quem sabe, queira ver todas elas e esteja em dúvida por onde começar, opte por Paixão dos Fortes. Você não se arrependerá e, além disso, terá o parâmetro perfeito para fazer a comparação com as demais.

PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine – EUA 1946). Direção: John Ford. Elenco: Henry Fonda, Linda Darnell, Victor Mature, Cathy Downs, Walter Brennan e Tim Holt. Duração: 97 minutos. Distribuição: Fox.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

2 respostas para “PAIXÃO DOS FORTES”

  1. Thomaz Antônio de Freitas Dantas disse:

    Olá, Marden!
    Este é meu 4º western favorito. Realmente foram feitas inúmeras adaptações para o cinema dessa história e embora “My Darling Clementine” não seja a mais precisa, certamente é o filme definitivo sobre Wyatt Earp, Doc Holliday e o OK Corral. Provavelmente seja este o maior veículo da carreira de Henry Fonda.
    Gostaria que você fizesse um vídeo sobre Os Dez Filmes Favoritos de John Ford. Em 1963 o cineasta, em entrevista concedida à Cinema Magazine, elegeu seu Top-Ten de filmes favoritos. São eles (por ordem cronológica):
    – O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO (The Birth of a Nation) – D.W. Griffith, 1915;

    – THE HONOR SYSTEM – Raoul Walsh, 1917 – [considerado perdido];

    – DAVID, O CAÇULA (Tol’able David) – Henry King, 1921;

    – DAMA POR UM DIA (Lady for a Day) – Frank Capra, 1933;

    – NINOTCHKA – Ernst Lubitsch, 1939;

    – A CANÇÃO DE BERNADETTE (The Song of Bernadette) – Henry King, 1943;

    – O BOM PASTOR (Going My Way) – Leo McCarey, 1944;

    -O CÉU MANDOU ALGUÉM (3 Godfathers) – John Ford, 1948;

    – UM FIO DE ESPERANÇA (The High and the Mighty) – William Wellman, 1954;

    – O ÁLAMO (The Alamo) – John Wayne, 1960.

    Tenho todos estes filmes em DVDs originais (com exceção do filme perdido de Raoul Walsh). Qualquer coisa, estou à disposição.

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software