Clint Eastwood começou sua carreira atuando em série de faroeste na televisão. Depois, sob a direção de Sergio Leone, na Itália, participou de uma trilogia (Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito), que revolucionou o gênero. Quando voltou aos Estados Unidos, ele estreou como diretor em Perversa Paixão, de 1971. Dois anos depois, foi a vez de seu segundo longa e primeiro faroeste, O Estranho Sem Nome, que retoma a “persona” calada e misteriosa criada nos filmes de Leone. O roteiro de Ernest Tidyman apresenta esta figura de poucas palavras que surge do nada e termina sendo contratado pelos moradores de uma cidade para protegê-la de uma gangue de criminosos. O curioso é que O Estranho (Eastwood), como é chamado, é uma pessoa de atitudes conflitantes. Clint Eastwood ainda não havia se tornado o cineasta seguro e autorial do presente. Mas a semente estava plantada. É visível a influência de Leone no seu jeito de dirigir. E isso não é demérito algum. Pelo contrário. O Estranho Sem Nome, em muitos aspectos, nem parece um filme feito em Hollywood. E isso é um elogio.
O ESTRANHO SEM NOME (High Plains Drifter – EUA 1973). Direção: Clint Eastwood. Elenco: Clint Eastwood, Verna Bloom, Marianna Hill, Mitchell Ryan, Stefan Gierasch e Geoffrey Lewis. Duração: 105 minutos. Distribuição: Netflix.
Posso estar errado, mas tive essa leitura no filme:
Spoilers do filme abaixo!
O personagem do ‘Estranho’ não tem nenhuma ligação com o antigo xerife Duncan. Ninguém conhece ele na cidade e ele, na primeira noite na cidade tem um flashback, em seu sonho, da morte do xerife. No ato final do filme, o Estranho manda os moradores pintarem a cidade toda de vermelho e ele a intitula de Inferno. Ele vinga a morte de Duncan da mesma forma que o mesmo fora morto e também mata os corruptos, assim ‘livrando’ a cidade de todo mal. O estranho parte da cidade da mesma forma que chegou, sem ninguém saber absolutamente nada sobre ele. Para mim, o estranho é a própria personificação da vingança, como se fosse algo sobrenatural. Talvez baseado no diabo mexicano, por isso as referências a inferno no filme.
PS: O filme é demais e o texto também!