O SÉTIMO CÉU

Filme do dia, Slider

A peça Sétimo Céu, escrita em 1922 por Austin Strong, foi um grande sucesso na Broadway e chegou ao cinema em dois momentos: primeiramente em 1927, e outra vez, dez anos depois. A versão de 1927, muda, dirigida por Frank Borzage, tornou-se o grande vencedor da primeira cerimônia do Oscar, onde ganhou os prêmios de melhor diretor, atriz (Janet Gaynor) e roteiro adaptado (Benjamin Glazer). A outra versão, sonora, foi dirigida por Henry King e teve o roteiro adaptado por Melville Baker. A história se passa em Paris e gira em torno de Chico, vivido por Charles Farrell (1927) e James Stewart (1937). Ele trabalha como limpador de bueiros e tem um sonho pouco ambicioso: melhorar de vida e encontrar um amor. Certo dia, ele conhece Diane, papel de Janet Gaynor (1927) e de Simone Simon (1937). Para evitar que ela seja presa, ele diz à polícia que ela é sua esposa. Como isso, Diane vai morar com ele em seu pequeno apartamento. Os dois se apaixonam e então vem uma guerra que se mete na vida deles. As duas versões são ótimas e a ideia da Obras-Primas do Cinema de colocá-las juntas na mesma edição foi das mais felizes. Isso não só permite uma comparação direta entre elas, como também resgata um momento especial da História do Cinema. A versão de 1927, muda, mostra a excelência narrativa alcançada pelos cineastas de então em contar uma história usando os recursos dos diálogos falados. Já a versão de 1937, sonora, demonstra que esses mesmos cineastas aprenderam a falar bem rápido e a fazer bom uso do novo “brinquedo”.

SÉTIMO CÉU (7th Heaven – EUA 1927). Direção: Frank Borzage. Elenco: Janet Gaynor, Charles Farrell, Albert Gran, Gradys Brockwell e George E. Stone. Duração: 110 minutos / O SÉTIMO CÉU (Seventh Heaven – EUA 1937). Direção: Henry King. Elenco: James Stewart, Simone Simon, Jean Hersholt, Gregory Ratoff, Gale Sondengaard e John Qualen. Duração: 102 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de março de 2017

Uma resposta para “O SÉTIMO CÉU”

  1. Angelo Maximo disse:

    Não conheço o filme, mas com certeza irei comprar. Aliás, a OPC está cada vez mais se consolidando, a meu ver, em um mercado que aparenta estar em declínio. Bom para nós, cinéfilos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software