ALICE NAS CIDADES

Filme do dia, Slider

Filmes de estrada, também conhecidos como road movies, sempre funcionam muito bem. Afinal, o movimento está na essência do cinema. Em meados dos anos 1970, o cineasta alemão Wim Wenders realizou uma série de três filmes que ficaram conhecidos com a “trilogia da estrada”. O primeiro deles, de 1974, é este Alice nas Cidades. Com roteiro do próprio Wenders, junto com Veith von Fürstenberg, somos apresentados ao jornalista Philip Winter (Rüdiger Vogler). Ele está nos Estados Unidos e ao tentar escrever um artigo, se descobre com o chamado “bloqueio de escritor”. Philip volta para a Alemanha e conhece Lisa (Lisa Kreuzer), que está acompanhada de sua filha Alice (Yella Rottländer), de apenas nove anos. Os três terminam dividindo o mesmo quarto de hotel. No dia seguinte Lisa some e deixa a menina, prometendo reencontrá-los depois. Tem início uma viagem de Philip e Alice até a casa da avó da garota. É curioso vê que apesar de estarem juntos, os dois, na verdade, estão sozinhos. E aquela jornada se revela transformadora. Wenders tem em Philip seu alterego. Não é por acaso que ele fotografa tudo pelo caminho. Alice nas Cidades nos leva por caminhos inusitados e, em alguns momentos, fica a impressão que Wenders nem sabia direito o que filmar. Parece que simplesmente ligou a câmera e foi para a estrada. Ele se encantou com o que viu e o mesmo acontece conosco.

ALICE NAS CIDADES (Alice in den Städten – Alemanha 1974). Direção: Wim Wenders. Elenco: Rüdiger Vogler, Yella Rottländer, Lisa Kreuzer, Edda Köchl, Ernest Boehm, Sam Presti e Lois Moran. Duração: 112 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 25 de outubro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software