ESTADO DE SÍTIO

Filme do dia, Slider

O grego Costa-Gavras chamou a atenção do mundo com o impactante Z, em 1969. Criou-se então uma grande expectativa em relação aos seus trabalhos seguintes e ele não decepcionou. Já no ano seguinte realizou A Confissão e três mais tarde foi a vez deste Estado de Sítio. A partir de uma história escrita por Franco Solinas, com roteiro do próprio Solinas junto com o diretor, o filme se inspira em acontecimentos reais. No caso, a morte do agente americano Dan Mitrione pelo grupo guerrilheiro Tupamaro, em Montevidéu, no Uruguai, em agosto de 1970. O mundo vivia ainda tempos de Guerra Fria entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética. Os países da América do Sul viviam, em sua grande parte, sob regimes militares que recebiam ajuda dos americanos. Neste contexto, o alterego de Mitrione, aqui chamado de Santore e vivido pelo ator Yves Montand, é sequestrado pelos Tupamaros. Eles querem em troca a liberação dos presos políticos. Gavras imprime em Estado de Sítio um ritmo vertiginoso. Pense em uma aula de história política sul americana e você em Estado de Sítio uma aula magna.

ESTADO DE SÍTIO (État de Siège – França 1973). Direção: Costa-Gavras. Elenco: Yves Montand, Jacques Wever, Renato Salvatori, Jean-Luc Bideau, Evangeline Peterson, O.E. Hasse e Mario Montilles. Duração: 119 minutos. Distribuição: Europa Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software