ÔNIBUS 174

Filme do dia, Slider

Muita gente conhece o diretor José Padilha por conta do sucesso dos dois Tropa de Elite, pela polêmica em torno da refilmagem de RoboCop ou ainda pela série Narcos, da Netflix. Antes de tudo isso, Padilha chamou a atenção do mundo com o impactante documentário Ônibus 174, seu trabalho de estreia, em parceria com Felipe Lacerda. O filme resgata através de imagens de telejornais o sequestro de um ônibus que circulava pela Zona Sul do Rio de Janeiro, em junho de 2000. O sequestrador, Sandro do Nascimento, teve sua ação televisionada em rede nacional. Já na sequência de abertura, o diretor diz a que veio. As imagens que ele utiliza para abrir o filme mostram a dimensão do caos social em que vive uma grande cidade brasileira. Padilha, ao lado do roteirista Bráulio Mantovani, traça um painel extremamente realista a partir de um grave drama cotidiano. A questão da violência urbana e suas origens é colocada em discussão da maneira mais crua e direta possível, utilizando vasto material captado pelas lentes dos telejornais que cobriram o sequestro. Não por acaso, Ônibus 174 foi vencedor de mais de dez prêmios e abriu as portas do mundo para seu diretor. Esta mesma história foi romanceada no filme Última Parada 174, dirigido em 2008 por Bruno Barreto.

ÔNIBUS 174 (Brasil 2002). Direção: José Padilha e Felipe Lacerda. Documentário. Duração: 118 minutos. Distribuição: Vinny Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 28 de agosto de 2016

Uma resposta para “ÔNIBUS 174”

  1. Padilha tem uma mão segura tanto nos filmes de ficção quanto nos filmes de não-ficção. “Garapa” é outro [e extraordinário] exemplo de seu talento. Tenho dito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software