SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA

Filme do dia, Slider

Houve um tempo em que Costa-Gavras era sinônimo de filme político. Depois da aclamação mundial obtida com Z, em 1969, o cineasta grego radicado na França realizou uma série de filmes engajados. Entre eles, A Confissão (1970),  Estado de Sítio (1972) e este Sessão Especial de Justiça (1975). Com roteiro do próprio Gavras, junto com Jorge Semprún, a história se baseia no livro de Hervé Villeré, L’Affaire de La Section Spéciale, publicado em 1973. O livro, por sua vez, narra um fato ocorrido durante a ocupação nazista em Paris. Quatro jovens idealistas são presos e torturados pelos soldados alemães. O filme traz à tona um sério questionamento. Pode uma lei ter efeito retroativo? É disso que trata o julgamento que dá título ao filme. Costa-Gavras, fiel ao seu estilo provocador, caminha aqui por um verdadeiro campo minado. Ao mesmo tempo, apresenta um tenso painel da França ocupada e dividida entre grupos colaboracionistas e grupos de resistência. Está criado o impasse e o clima de suspense e tensão fica cada vez maior. Curiosamente, Sessão Especial de Justiça não obteve a mesma acolhida de público e crítica que os outros filmes do diretor. O tempo, no entanto, foi generoso com ele e manteve intacto seu forte caráter de denúncia histórico-social.

SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA (Section Spéciale – França 1975). Direção: Costa-Gavras. Elenco: François Maistre, Heinz Bennent, Henri Serre, Ivo Garrani, Jacques Spiesser, Louis Seigner, Michael Lonsdale e Roland Bertin. Duração: 118 minutos. Distribuição: Weekend.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software