O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Slider

A carreira do pintor e cineasta americano Julian Schnabel tem sido das mais singulares. Na pintura, ele faz parte do movimento conhecido como neo-expressionismo e tem obras expostas em importantes galerias pelo mundo. No cinema, sua obra rompeu fronteiras e o levou a países como Estados Unidos, Cuba, Alemanha e França. Sua estreia atrás das câmaras aconteceu em 1996 com o filme Basquiat – Traços de Uma Vida. Schnabel gosta de histórias reais, estejam elas onde estiverem e não é diferente com O Escafandro e a Borboleta. Baseado no drama vivido pelo editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofreu repentinamente um derrame devastador e ficou inteiramente paralisado. A única exceção era seu olho esquerdo, que ele passou a usar para se comunicar: uma piscada significava “sim”, duas “não”. O próprio Bauby ditou um livro para sua enfermeira, que foi adaptado pelo roteirista Ronald Harwood. O ator francês Mathieu Amalric interpreta Bauby de maneira sublime. A câmara de Schnabel escapa dos clichês comuns nessas histórias de superação ao nos mostrar tudo pelo ponto-de-vista de Bauby, ou seja, vemos o mundo do jeito que ele o vê: através de seu olho esquerdo. O recurso, no início, causa um pouco de desconforto, mas, é fundamental para o entendimento da situação vivida pela personagem. O Escafandro e a Borboleta ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e recebeu quatro indicações ao Oscar (fotografia, montagem, roteiro adaptado e direção).

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (Le Scaphandre et le Papillon – França/EUA 2007). Direção: Julian Schnabel. Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Anne Consigny, Patrick Chesnais, Niels Arestrup e Max von Sydow. Duração: 112 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 6 de outubro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software