CORAÇÕES E MENTES

Filme do dia, Slider

A prática do bom jornalismo diz que os dois lados de uma notícias devem ser ouvidos sempre. Durante e, principalmente, após a Guerra do Vietnã, o cinema hollywoodiano tem produzido diversos filmes sobre este tema. Porém, o ponto de vista, em sua maioria, é o soldado americano. O cineasta Peter Davis, que vinha da experiência e dois curtas e dois documentários para televisão, dá voz neste seu longa de estreia ao outro lado. Corações e Mentes é um contundente olhar sobre o conflito que envolveu Estados Unidos e Vietnã durante cerca de 20 anos. A tensa guerra fria entre americanos e soviéticos fez crescer ao longo de décadas não apenas o medo de um confronto nuclear, mas também o medo de que o comunismo se espalhasse pelo mundo. Este era talvez o maior receio de Washington. Peter Davis abre, ou melhor, escancara aqui a ferida exposta pela política externa americana de se intrometer na vida de outros países por conta de um “justificável” combate aos comunistas. Corações e Mentes é forte em sua abordagem. E tem ainda o mérito de ter sido feito durante a guerra. Até por isso, seu lançamento foi adiado em quase um ano por medo de represálias contra o filme. Vencedor do Oscar de melhor documentário em 1975, esta obra não se limita ao presente da história contada. Davis busca no passado algumas respostas para este presente. E mesmo passados tantos anos, sua mensagem continua, infelizmente, bastante atual. Esta edição especial da Obras-Primas do Cinema traz um farto material extra com mais de duas horas de duração, além de um livreto de 48 páginas sobre este documentário fundamental.

CORAÇÕES E MENTES (Hearts and Minds – EUA 1974). Direção: Peter Davis. Documentário. Duração: 118 minutos. Distribuição: Obras-Primas do Cinema.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 20 de maio de 2016

Uma resposta para “CORAÇÕES E MENTES”

  1. Para ter em casa… ver e rever!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software