AMNÉSIA

Slider

No ano 2000, o cineasta Christopher Nolan ainda era um ilustre desconhecido. Ele tinha apenas um filme no currículo, Following, inédito no Brasil, realizado às próprias custas em 1998. Tudo mudou quando Nolan decidiu adaptar um conto que seu irmão Jonathan havia escrito. Amnésia é o resultado deste esforço que terminou por abrir as portas da indústria para os irmãos Nolan. A trama, se vista de maneira linear, é apenas mais um suspense policial sem maiores surpresas. A sacada genial do diretor foi contá-la de maneira fragmentada e de trás para frente. Leonard Shelby (Guy Pearce) levou um violento golpe na cabeça e passou a ter problemas com sua memória. Na mesma ocasião, sua mulher foi assassinada. Ele agora quer capturar o criminoso, porém, sua mente retém apenas a lembrança dos últimos dez minutos. Com esta limitação, Shelby cria algumas soluções interessantes para auxiliá-lo na investigação. Amnésia é um belo exercício de narrativa cinematográfica. Filmado a um custo baixo e em apenas 25 dias, seu grande achado está no roteiro e, principalmente, na montagem imaginada por Nolan e executada por Dody Dorn. Dois anos depois Nolan dirigiria Insônia e iniciaria, com Batman Begins, sua famosa trilogia do homem-morcego.

AMNÉSIA (Memento – EUA 2000). Direção: Christopher Nolan. Elenco: Guy Pearce, Jorja Fox, Carrie-Anne Moss, Stephen Tobolowsky e Joe Pantoliano. Duração: 113 minutos. Distribuição: Netflix.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 13 de agosto de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software