QUANDO EXPLODE A VINGANÇA

Filme do dia, Slider

Eu poderia escrever simplesmente: Quando Explode a Vingança é um filme de Sergio Leone. Veja e pronto! E faria todo o sentido. Mas convém contar uma história. Este filme quase não foi dirigido por ele. Inicialmente, teria a direção de Giancarlo Santi, assistente de Leone, que é autor do argumento e atuaria apenas como produtor. Antes dele, dois outros diretores se envolveram com o projeto: Peter Bogdanovich e Sam Peckinpah. No entanto, os dois atores principais, James Coburn e Rod Steiger, disseram que só participariam do trabalho com Leone atrás das câmeras. Coburn era um dos atores favoritos de Leone. Quando ele concebeu a famosa trilogia dos dólares tinha o astro em mente para o papel do estranho sem nome. Coburn cobrou um cachê muito alto e o diretor terminou chamando o novato Clint Eastwood. Desta vez, quando convidado, Coburn perguntou ao amigo Henry Fonda sobre Leone. Henry disse que Leone era um dos maiores diretores com quem havia trabalhado. Quando Explode a Vingança se passa no México, na década de 1910, durante a revolução. Acompanhamos aqui a história de Juan Miranda (Rod Steiger), um assaltante de diligências que tem sua rotina transformada quando conhece o irlandês Sean Mallory (James Coburn), um terrorista foragido e especialista em explosivos. O título original italiano desta obra significa “abaixa a cabeça”. Nos Estados Unidos ele foi chamado de Por Um Punhado de Dinamite. E também recebeu o nome de Era Uma Vez na Revolução, numa tentativa de estabelecer uma nova trilogia com Era Uma Vez no Oeste e Era Uma Vez na América. Nem preciso dizer que a trilha sonora é assinada por Ennio Morricone. Temos aqui mais uma prova incontestável do talento de Leone para realizar um grande e inesquecível espetáculo cinematográfico. A frase “a revolução é um ato de violência”, de Mao Tsé-Tung que aparece na abertura do filme não está lá por acaso. Por isso, reforço o que escrevi no início deste texto: Quando Explode a Vingança é um filme de Sergio Leone. Veja e  pronto!

QUANDO EXPLODE A VINGANÇA (Giù la Testa – Itália/EUA 1971). Direção: Sergio Leone. Elenco: James Coburn, Rod Steiger, Romolo Valli, Maria Monti e Rik Battaglia. Duração: 157 minutos. Distribuição: Fox. 

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 2 de julho de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software