HARAKIRI

Filme do dia

Não deve ter sido fácil para o cineasta japonês Masaki Kobayashi ser contemporâneo de Yasujiro Ozu, Akira Kurosawa e Kenji Mizoguchi. Ele, que iniciou sua carreira em 1941, trabalhando como assistente de direção e teve que interrompê-la por causa da Segunda Guerra Mundial. Depois do fim do conflito, ele voltou a trabalhar nos estúdios Shochiku e estreou como diretor em 1952. Harakiri, de 1962, é seu 14º longa e foi realizado pouco depois da famosa trilogia Guerra e Humanidade. Baseado no romance de Yasuhiko Takiguchi, o roteiro, escrito por Shinobu Hashimoto, conta a história de Hanshiro Tsuguno (Tatsuya Nakadai). Ele é um ronin (samurai sem mestre), que chega ao castelo do clã Iyi e pede permissão para cometer o ritual de suicídio que dá título ao filme. A partir daí, através de flashbacks, nos é revelado seu passado. Kobayashi compõe sua narrativa de maneira sublime. Se referir a Harakiri como uma das grandes obras-primas do cinema japonês não é exagero algum. Tudo aqui segue uma lógica que valoriza o drama interior vivido por Tsuguno e questiona a rígida tradição de um país. Com suaves movimentos de câmara, cenários e objetos de cena bem adequados, elenco primoroso, onde se destaca Tatsuya Nakadai em uma atuação visceral, e uma fotografia arrebatadora, fazem de Harakiri uma obra singular. Em tempo: a edição especial lançada pela Versátil traz também a refilmagem feita em 2011 pelo cineasta Takashi Miike.
HARAKIRI (Seppuku – Japão 1962). Direção: Masaki Kobayashi. Elenco: Tatsuya Nakadai, Akira Ishihama, Shima Iwashita, Tetsuro Tanba, Masao Mishima, Ichiro Nakatani e Kei Sato. Duração: 133 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 23 de julho de 2022

Uma resposta para “HARAKIRI”

  1. Contemporâneo de três mestres igualmente mestre se tornou. Eis o poder da grande arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software