UM LANCE NO ESCURO

Filme do dia

O cineasta americano Arthur Penn começou sua carreira no final da década de 1950 e já chamou a atenção em seu segundo longa, O Milagre de Anne Sullivan, de 1962. Mas, a grande virada aconteceu em 1967, com o revolucionário Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas. Depois deste sucesso, Penn, que teve uma primeira fase profissional cheia de atritos com os produtores, conseguiu um pouco mais de autonomia sobre suas obras. Quando o roteiro de Um Lance no Escuro, escrito por Alan Sharp, caiu em suas mãos, ele não teve dúvida: chamou o amigo Gene Hackman para o papel principal. Ele vive o detetive particular Harry Moseby, que é contratado por Arlene Iverson (Janet Ward), uma atriz decadente. A missão: encontrar Dolly (a estreante Melanie Griffith), que fugiu de casa. A busca termina, como em todo bom policial, revelando muito mais do que prometia inicialmente. E Penn conduz sua narrativa com a segurança costumeira. E tem um elenco, com destaque especial para Hackman, em estado de graça. Precisa mais?     
UM LANCE NO ESCURO (Night Moves – EUA 1975). Direção: Arthur Penn. Elenco: Gene Hackman, Jennifer Warren, Susan Clark, Edward Binns, Janet Ward, Harris Yulin, James Woods e Melanie Griffith. Duração: 102 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

3 respostas para “UM LANCE NO ESCURO”

  1. Unknown disse:

    O título em inglês é um trocadilho com o termo knight moves (lances de Cavalo). O protagonista do filme, Harry Moseby (Gene Hackman), é um aficionado do xadrez, o qual é usado como uma metáfora para a incapacidade de se realizar os lances corretos nos momentos certos, sem cometer erros antes que seja tarde demais.
    Harry reproduz os lances de uma real e antiga partida de xadrez, quando o sacrifício da Dama seguido de três lances de Cavalo lhe daria a vitória, mas as Pretas não viram a tática e perderam a partida.

  2. Sempre uma ótima recomendação, Marden. Abraço e obrigada pelas dicas cinematográficas.

  3. Gene Hackman. Gene Hackman. Gene Hackman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software