O ADVERSÁRIO

Filme do dia

A francesa Nicole Garcia trabalha em muitas frentes, como atriz, roteirista e diretora. Ela iniciou carreira em 1967, apenas atuando. Vinte anos depois, passou também a escrever e dirigir. O Adversário, de 2002, é uma de suas obras mais conhecidas. O roteiro, escrito por Garcia, junto com Frédéric Bélier e Jacques Fieschi, é uma adaptação do romance de Emmanuel Carrère, que por sua vez, se baseia em uma história real. Tudo gira em torno de Jean-Marc Faure (Daniel Auteuil), um homem que manteve uma mentira por vinte anos. Tal situação fez com que ele tomasse atitudes extremas para esconder a verdade. O filme é tenso e, em alguns momentos, beira o terror psicológico. Garcia conduz sua narrativa com mão firme e tem em Auteuil um ator extremamente preciso na composição de Faure. Afinal, o maior adversário de um homem é ele próprio. Além disso, há uma profunda discussão sobre nosso papel em uma sociedade que costuma rotular tudo e todos. Em tempo: no ano anterior ao lançamento de O Adversário, uma trama similar havia sido contada no filme A Agenda, dirigido pelo também francês Laurent Cantet.

O ADVERSÁRIO (L’Adversaire – França 2002). Direção: Nicole Garcia. Elenco: Daniel Auteuil, Geraldine Pailhas, François Cluzet, Emmanuelle Devos e François Berléand. Duração: 120 minutos. Distribuição: Europa Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software