A GAIOLA DOURADA

Filme do dia

A Gaiola Dourada é o longa-metragem de estreia do cineasta português Ruben Alves. Ele, que também é ator, fez carreira na França, país para onde seus pais migraram quando ele era adolescente. Alves havia dirigido anteriormente apenas um curta, À l’Abri des Regards Indiscrets, de 2002. O roteiro de A Gaiola Dourada, escrito por ele próprio, tem alguns traços autobiográficos. A começar pela família retratada no filme, que é grande, de origem portuguesa e que vive em Paris. Depois de 30 anos morando longe da terra natal, o casal Ribeiro, composto por José (Joaquim de Almeida) e Maria (Rita Blanco), decide voltar para Portugal. Até aí, tudo bem. Afinal, eles agora possuem as condições necessárias para realizar este sonho. Os problemas surgem em decorrência do trabalho que eles exercem. José é o zelador e Maria é a porteira do prédio onde eles moram e ambos assumiram, ao longo do tempo, papéis fundamentais na vida daquela comunidade. É desta inusitada situação que vem o irônico título da obra. Alves conduz sua narrativa com muito bom humor, carinho pelas personagens e diversas referências à cultura portuguesa. Uma boa pedida, com certeza.
A GAIOLA DOURADA (La Cage Dorée – França 2012). Direção: Ruben Alves. Elenco: Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Roland Giraud, Chantal Lauby e Barbara Cabrita. Duração: 91 minutos. Distribuição: Europa Filmark.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 30 de abril de 2015

Uma resposta para “A GAIOLA DOURADA”

  1. Imagino ser um ótimo prato português, com pitadas da culinária francesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software