OS ELEITOS – ONDE O FUTURO COMEÇA

Filme do dia

Afirmações definitivas e generalizações costumam ser perigosas. No entanto, existem exceções. Neste caso, é possível afirmar com segurança e extrema correção que Os Eleitos – Onde o Futuro Começa, é o melhor filme já feito sobre o início da NASA e do programa espacial americano. Baseado no livro do jornalista Tom Wolfe, o roteiro escrito por Philip Kaufman, também diretor do filme, conta a história destes heróis que tinham “a fibra certa” do título original. Tudo começa em 1947, quando o piloto de testes Chuck Yeager (Sam Shepard) se torna o primeiro homem a romper a barreira do som. Historicamente, estamos na época da guerra fria entre americanos e soviéticos e o filme cobre um período de cerca de 20 anos. Tecnicamente impecável, tanto que ganhou os Oscar de melhor montagem, som e efeitos especiais, além do de trilha sonora, o que mais importa aqui são as personagens. E a principal delas, aquela em torno da qual tudo acontece é justamente Yeager, um piloto meio caipira, de poucas palavras e muito instinto. A interpretação carismática de Sam Shepard faz com que acompanhemos sua história sem desgrudar os olhos um segundo sequer da tela. Os demais atores que vivem os papéis dos astronautas que compõem o pioneiro programa Mercury, que tinha por objetivo realizar o primeiro voo tripulado de uma nave americana ao espaço, também estão ótimos. Assim como as atrizes que interpretam suas esposas. Mas Shepard rouba todas as cenas em que aparece. O filme foi mal recebido pela crítica e pelo público quando de seu lançamento. A razão talvez tenha sido o fato de Kaufman não glorificar aqueles heróis, que são mostrados como homens corajosos, porém, antes de tudo, seres humanos falíveis como qualquer um de nós. Os críticos perceberam depois que haviam “pisado na bola” e deram ao filme o devido destaque que ele merece. E o público tem no DVD a chance de reavaliá-lo também.
OS ELEITOS – ONDE O FUTURO COMEÇA (The Right Stuff – EUA 1983). Direção: Philip Kaufman. Elenco: Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris, Dennis Quaid, Fred Ward, Barbara Hershey, Kim Stanley, Veronica Cartwright, Pamela Reed, Scott Paulin, Lance Henriksen e Donald Moffat. Duração: 193 minutos. Distribuição: Warner.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

4 respostas para “OS ELEITOS – ONDE O FUTURO COMEÇA”

  1. bruno knott disse:

    Um tema interessante… sempre leio comentários positivos a respeito do filme, mas nunca me motivei muito para ir atrás dele. Quem sabe agora!

  2. Jopz_B1B disse:

    BUENÍSSIMO!

    daqueles que não dá pra largar depois de começar… e um tanto triste agora que o sucessor deles que foi o ONIBUS ESPACIAL foi aposentado e a poucas semanas fizeram o ultimo voo…

    JOPZ

  3. Poucos que não se interessam pelo tema do filme se arriscam a ter uma bela surpresa e se deslumbrar com uma história tão legal, repleta de personagens tão carismáticos.
    Uma jóia rara que normalmente junta pó nas prateleiras das videolocadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software