CHINATOWN

Filme do dia

O cineasta polonês Roman Polanski rodou apenas dois filmes nos Estados Unidos: O Bebê de Rosemary, em 1968, e Chinatown, em 1974. Foi justamente após as filmagens de Chinatown, em uma festa na casa do ator Jack Nicholson, que Polanski se “envolveu” com uma garota de 13 anos e, por conta disso, foge até hoje da justiça americana. Com produção do lendário Robert Evans, o mesmo de O Poderoso Chefão, e com roteiro original de Robert Towne (considerado por especialistas o melhor roteiro já escrito), Chinatown conta a história de um detetive particular, Jake Gittes (Jack Nicholson), que é contratado por uma misteriosa mulher para investigar Hollis Mulwray (Darrell Zwerling), engenheiro chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles. Durante as investigações, Gittes conhece Evelyn (Faye Dunaway), mulher de Hollis e, à medida que se aprofunda no caso, segredos de família e altas negociações envolvendo a cidade de Los Angeles e o poderoso Noah Cross (John Huston) começam a aparecer. Polanski imprime em Chinatown um clima de film noir. O elenco impecável e a condução segura e elegante da trama garantem um espetáculo cinematográfico único. Polanski, que faz uma ponta no filme (é ele o cara que corta o nariz da Jake), foi contratado por Evans porque o produtor queria um “olhar europeu” para o filme. O diretor, por sua vez, apesar de ter adorado o roteiro, relutou em aceitar o convite por ter que retornar à Los Angeles, cidade onde Sharon Tate, sua esposa, havia sido assassinada cinco anos antes pelo maníaco Charles Manson. Chinatown foi indicado a onze Oscar e ganhou apenas um, o de melhor roteiro original. Não dá nem para reclamar de Hollywood neste caso. O grande vencedor daquele ano foi O Poderoso Chefão – Parte II. Uma curiosidade: as aventuras do detetive Jake Gittes foram planejadas para compor uma trilogia. Chinatown foi o primeiro filme. Em 1990, o próprio Jack Nicholson, dirigiu e atuou no segundo filme, A Chave do Enigma (The Two Jakes). O terceiro ainda não foi feito.

CHINATOWN (Chinatown – EUA 1974). Direção: Roman Polanski. Elenco: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez, John Hillerman, Darrell Zwerling, Diane Ladd, Roy Jenson, Roman Polanski e Richard Bakalyan. Duração: 130 minutos. Distribuição: Paramount.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de agosto de 2021

4 respostas para “CHINATOWN”

  1. Adorei a sinopse, parece ser um filme interessante e que vale muito a pena conferir, vou fazer isso, pois sou fã de Jack Nicholson, na sexta-feira 13, para comemorar e matar a saudades, assistir novamente O ILUMINADO filme que adoro… e como sempre suas dicas e informações são muito úteis e ótimas… obrigada.

  2. Jopz_B1B disse:

    um daqueles filmes que depois que se começa a assistir, não dá pra largar… envolvente, misterioso e com muitas surpresas pelo caminho…

    Não sabia da trilogia, essa semana ainda vou conferir a tal chave do enigma.. VALEUZ!

    JOPZ

  3. Filme de mestre com um dos grandes Mestres no elenco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software